terça-feira, 16 de agosto de 2011

Tapete de barbante (girassol)

 
Material: 1 kg Barbante colorido marrom 4/8, 400g barbante multicolorido verde abacate 4/6, amarelo 4/6
Agulha para crochê 4,00mm, tesoura
Execução:
Iniciar pelo centro do tapete com um cordão de 35 correntes + uma para virar e voltar trabalhando ponto baixo no cordão, retornar fazendo 1 corrente e trabalhar ponto baixo pegando por traz a partir do primeiro ponto, trabalhar 65 carreiras sempre pegando por traz do ponto da carreira abaixo.
Obs. De a terceira carreira em diante continuar fazendo 1 corrente para iniciar a carreira e pegando já no primeiro ponto e ao terminar a carreira, pular o ultimo ponto baixo e fazer o ponto baixo na correntinha da lateral que foi feito para iniciar a carreira.
Flor girassol
iniciar com o fio marrom fazendo 6 corr. e fechar com ponto baixíssimo trabalhar 16 p.a dentro do circulo, fechar com ponto baixíssimo, trabalhar 8 argolas de 3 correntes pulando 1 ponto de base e fazendo o ponto baixo atrás do ponto alto, deixando em cima uma base em relevo, nesta base ficará 16 pontos em relevo , amarre o fio amarelo na parte de fora do ponto em relevo e trabalhe 8 correntes e faça 1 ponto baixo na base de fora do ponto próximo suba 8 correntes e trabalhe desta maneira ao redor do miolo até chegar ao inicio, chegando ao inicio faça 8 correntes e trabalhe na parte de dentro da mesma maneira completando 2 camadas de pétalas, fazer 16 motivos.
Folha:
Amarre o fio verde em qualquer argola de três correntes feito anteriormente, faça 1 canto com 3 pontos altos 2 correntes e 3 pontos altos 1 corrente, na próxima argola 1 meio ponto alto 1 corrente e outro meio ponto alto na mesma argola, 1 corrente e na próxima argola outro canto, trabalhe a volta toda intercalando os cantos com o meio ponto alto totalizando 4 cantos e 4 intervalos de meio ponto alto.
Emenda das flores:
Fazer as emendas no tapete pela ultima carreira com o fio marrom.
Com o fio marrom, amarre em um dos cantos da folha e trabalhe um canto com 3 pontos altos 2 correntes e 3 pontos altos façam 2 correntes e trabalhe 3 pontos altos no meio de um meio ponto alto e outro, 2 correntes e outro canto repetir a seqüência emendando na parte central do tapete.
Obs: para que os espaços das emendas fiquem iguais repita o seguinte processo.
Faça uma emenda no canto do tapete, pule 4 pontos de base e faça uma emenda no 5º ponto, pule 5 pontos de base e faça uma emenda no 6º ponto, pule 4 pontos de base e faça a ultima emenda no 5º ponto.
Pré-acabamento:
Após as flores todas emendadas trabalhar 1 carreira de ponto baixo ao redor de todo o tapete, fazendo 1 ponto baixo em cima de cada ponto de base, nos cantos 3 pontos baixos dentro do leque, depois de feito fazer uma carreira de ponto alto em cima de cada
ponto baixo de base e permanecendo os leques nos cantos para que o tapete permaneça em seu formato retangular.
Bico de acabamento:
Trabalhar em crochê filé ao redor do tapete com 1 ponto alto 2 correntes pule 2 pontos de base e 1 ponto alto no próximo ponto fazendo assim a rede para ser trabalhado o ponto em relevo por cima. Nos cantos fazer 5 correntes e 1 ponto alto no mesmo lugar para que o quadrado fique perfeito, continuar a volta toda do tapete, trabalhar 3 carreiras de rede. Para que os cantos fiquem perfeitos ( canto com canto ) é necessário que a quantidade de quadradinho feitos (rede) sejam impares e a mesma quantidade de quadradinhos impares dado de um lado dêem do outro.
Para o alto relevo é trabalhado 3 pontos altos em cima de cada ponto de base em forma de zig-zag
Marcelo Nunes
Crochê
www.marcelonunes.rntpro.com